Playlist

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ergonomia

A ergonomia é uma área da ciência económica que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, sobretudo na economia industrial. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais, e por isso sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento. 

A ergonomia determina horários de trabalho, assim como a sua nacionalização, e contempla tudo através de uma perspetiva humanitária da empresa e das relações que se estabelecem nela. Também se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.













Baseado em:

http://www.significados.com.br/ergonomia/

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual

Apresentamos alguns dispositivos utilizados na realidade virtual, esperamos que gostem.

Os dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual são: as luvas, o capacete, os óculos, o ring mouse ou simplesmente o rato, o joystick, o teclado, os headphones.

Roupa VRMLA para a Realidade Virtual é uma indumentária que permite a interação com o mundo virtual. A comunicação pode ser realizada de várias maneiras, sendo que o acompanhamento óptico de marcadores tem sido o mais utilizado.

Através destes dispositivos podemos interagir com a realidade virtual.





Capacete de visualização 


Headphones




















Roupa VRMLA





Luva


Joystick


Ring mouse




Teclado e Rato




















Baseado em:

http://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/395/REALIDADE%20VIRTUAL.pdf?sequence=1

Realidade Virtual

A Realidade Virtual, um dos temas que nos foi pedido para ser explorado e que gostávamos de vos apresentar.

Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real.

A Realidade Virtual é a interface do computador com o usuário, que permite a interação entre eles e utiliza a informática com o fim de criação de efeitos reais no modo virtual. Os elementos são interativos e alguns com aspectos tridimensionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador e possibilita a realização de uma navegação real pelo usuário. Pode-se ainda dizer que a Realidade Virtual é a técnica que permite a maior interação e imersão (sensação de estar dentro do que o computador projeta) a quem utiliza.




Exemplo da Realidade Virtual





Baseado em:


http://www.infoescola.com/tecnologia/realidade-virtual/

Interatividade

Apresentamos mais uma pesquisa realizada na aula sobre a interatividade.

A ideia de interatividade está presente em quase tudo o que nos rodeia, como por exemplo, a TV é interativa, o rádio, os aparelhos eletrónicos e até mesmo os brinquedos.

Os fundamentos da interatividade são representados pela participação, a partir da qual é possível transformar um determinado conteúdo, pela bidirecionalidade, que permite a co-criação, não havendo distinção entre pólo emissor e receptor e potencialidade-permutabilidade, pois a comunicação permite a articulação de diversas redes, diversas conexões, permitindo uma navegação livre, autónoma, sem direção pré-definida. 






Interatividade





Baseado em:

http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-artigos/afinal-o-que-e-interatividade

Interface Gráfica

Esta publicação baseia-se numa das pesquisas, a pedido da professora, que realizámos numa aula de Aplicações informáticas B.

Interface pode significar várias coisas. Em informática geralmente se refere a uma forma de comunicação entre duas coisas distintas: entre uma placa de vídeo e a placa mãe, por exemplo (no caso a “comunicação” se daria por meio de uma interface ou barramento).

A interface gráfica é responsável pela interação entre o homem e o computador de uma forma simples, assim facilitando e agilizando a utilização de operações básicas para usuários iniciantes.

Ao ouvir que um programa teve melhorias na interface, quer dizer que o monitor dele foi alterado, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e itens diversos – geralmente tornando o uso do programa mais fácil.

Os principais recursos da interface gráfica são:

· Os quadros de advertência;

· Metáfora do descktop (“área de trabalho”);

· Os quadros de dialogo;

· A possibilidade de utilizar diversas fontes no monitor;

· A equivalência entre conteúdo do monitor e a página impressa;

· A possibilidade de abertura de várias janelas no monitor e da interação com essas janelas.






Exemplo de interface




Baseado em:


http://gersonvictor.wordpress.com/2010/03/31/interface-grafica/

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Apresentação

Hello :D

Nós somos 2 alunas lindas e perfeitas da escola secundária de S.Pedro, Vila Real.
Este blog insere-se na disciplina de Aplicações Informáticas B. 
Pretendemos divulgar as atividades que serão realizadas na sala de aula, ao longo deste ano letivo.